No mundo de hoje são muitos os adultos que são admitidos em seus empregos pelas capacidades técnicas, mas também muitos são os que são demitidos devido à incapacidade emocional, pois desde pequenos não foram educados a reconhecerem os próprios sentimentos.

Esses mesmos adultos, hoje são pais, e se preocupam diariamente com o futuro de seus filhos, uma vez que são muitas as dificuldades encontradas no início desse século: suicídios, depressão, ansiedade, e muitas outras doenças psiquiátricas que vem aumentando consideravelmente entre crianças e adolescentes. O termo inteligência emocional foi trazido pela psicologia como a competência de reconhecer os próprios sentimentos e dos outros, assim como a capacidade de gerenciá-los. Segundo Daniel Goleman, essa inteligência seria a responsável pelo sucesso ou insucesso dos indivíduos, assim como o aumento ou diminuição da incidência de doenças mentais. De acordo com o autor do livro “Inteligência Emocional”, a maioria das situações é envolvida por relacionamentos entre as pessoas e, desse modo, pessoas com qualidades de relacionamento humano, como afabilidade, compreensão e gentileza têm mais chances de obter o sucesso em suas vidas.

Todos os pais, sem excessão, esperam sucesso para seus filhos, e as chances deles de obtê-lo irá depender das interações que eles fazem desde a infância.

No livro “Inteligência Emocional – A arte de educar nossos filhos”, John Gottman e Joan DeClaire trazem cinco passos para que os pais possam desenvolver a inteligência emocional nas crianças:

Perceber a emoção delas;

Reconhecer a emoção como uma oportunidade de intimidade e conexão;

Escutar com empatia;

Ajudá-las a reconhecer e nomear a emoção que está sentindo;

Impor limites e aos mesmo tempo, ajudá-las a resolver seu problema.

Treinar as emoções de nossos filhos e prepará-los emocionalmente dependerá primeiramente do quanto de empatia nós, pais, conseguiremos ter. O que parece simples, mas de forma alguma será fácil.

Viviane Baeza
Vice-Diretora / Coordenadora
Pos graduada em Psicopedagogia pela Unisal
Especialista em Psicologia do Acompanhamento Familiar e Escolar
Coaching aplicado à Psicologia Positiva, pela SBC.

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