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Maria Helena Baeza Sezaretto

(in memoriam)

A Fundadora

Maria Helena Baeza Sezaretto (in memoriam)

Nossa fundadora e eterna diretora, Maria Helena Bitelli Baeza Sezaretto faleceu em novembro de 2023 deixando como legado o amor pela educação. Uma mulher que dedicou sua vida colaborar com a qualidade da Educação não só na escola que fundou, mas também participando por mais de vinte anos do Sindicato das Escolas Particulares do Vale do paraíba e o Conselho Municipal de Educação de São José dos Campos.

Na trajetória da educação, há figuras que se destacam não apenas como líderes, mas como guias dedicados, moldando o futuro com amor e comprometimento.

Maria Helena, diretora e sócia fundadora da Escola EMAK, é um exemplo brilhante dessa dedicação incansável à educação, aos alunos e ao cultivo de um coração generoso e no caminho do bem em primeiro lugar. Extremamente inteligente, visionária, via a educação como um farol, iluminando e inspirando os caminhos de todos com conhecimento, ética e valores. Fundando a primeira escola construtivista na cidade e ajudando a formar centenas de educadores.

Sua paixão pelo aprendizado era contagiosa, tornando cada cantinho da Escola um ambiente vibrante e inspirador. O vínculo entre ela e a turma ia além da relação de diretora e estudantes. Ela nutria uma conexão profunda, entendendo as necessidades individuais de cada um e proporcionando um ambiente acolhedor para o desenvolvimento integral.

Seu coração era vasto, transbordando em gestos de generosidade que iam além das obrigações empresariais e educacionais. Seja incentivando projetos inovadores, participando ativamente de atividades extracurriculares ou simplesmente sendo uma presença amável nos corredores da escola, personificando o espírito de uma líder que se importa genuinamente.

Seremos sempre gratos a toda a contribuição dada à educação, à formação de nossa equipe, as orientações às famílias e ao legado de amor que ela deixa, hoje na presença de suas quatro filhas que estão a frente da gestão da escola. O sonho dela continua vivo, no coração e trabalho de todos nós!

Texto gentilmente cedido por Mario Galvão, amigo e pai de aluno de nossa comunidade escolar, e adaptado para apresentação ao site.

Sobre nós - Linha do Tempo

Em 1981, duas jovens mães sonham com um lugar ideal para deixar suas filhas. Um lugar que cuidasse com muita responsabilidade e profissionalismo, mas também, com muito amor.

Um lugar que educasse com muita seriedade, psicologia, pedagogia e ensinasse o prazer de aprender. Esse lugar… Um Cantinho… O Cantinho do Cererê. Homenagem ao poeta da cidade que as acolheu. Uma psicóloga, uma pedagoga, um sonho e já quatro aluninhas para começar. O sonho começou na Rua Nicarágua, e, em seis meses teve que se mudar para a Rua Martinica porque já estava grande demais. E ao se transformar em realidade se percebeu que ele ocuparia toda a vida dessas duas jovens e então… Só uma ficou. Mas seu jovem marido então percebeu o quanto seria bom fazer parte desse cantinho de sonhos cheio de crianças brilhantes, maravilhosas, que sua esposa já pensava em ensinar a “aprender a aprender”.

Em 1984 eram 250 crianças que no final do ano confraternizaram numa grane festa de encerramento, com fantasias de papel, pulando alegremente num palco sob os olhares cheios de ternura das famílias.

Essas festas de repetiram por muitos anos, sempre cheias de emoção, brilho, risos e júbilo de todos os participantes. Desde 1983 o sonho já ocupava outro lugar, na Rua Guiana, em duas casas que, adaptadas, fizeram caber esse cantinho de educação infantil. O casal proprietário, feliz, pensou num lugar maior. Adquiriram um terreno no coração do bairro.

Que lugar poderia ser melhor?

Mas vieram as dificuldades, oposições ao local, planos econômicos, revezes que não faziam parte dos planos da jovem educadora.

As dificuldades amadureceram o sonho. Ele teria que ter a capacidade de seus alunos de adaptar-se às condições, da forma como Piaget definia aprendizagem.

E assim em 1989 iniciou-se o antigo primeiro grau, atual Ensino Fundamental, já com sua prática considerada na época vanguardista, o chamado “Construtivismo”.

Agora existia uma equipe de sonhadores! Também os pais eram parceiros fiéis e confiantes e esse foi o tônico para viver e ensinar condignamente numa fase muito difícil de São José dos Campos e do país.

O jovem empresário continuava fazendo investimentos de ponta para a época: sistemas modernos informatizavam a parte administrativa e pedagógica, laboratórios de informática para os alunos em linguagem logo, cartão magnéticos para os alunos, vídeos educativos, treinamento em qualidade total, em 1990 estávamos muito orgulhosos da Escola Martim Cererê. Menos os adolescentes que viriam a ser chamados de a turma do “Cererê”.

E veio a busca por um outro nome que representasse um personagem muito importante dentro da nossa filosofia de ensino. EMANUEL KANT! O primeiro “Construtivista”, forma simplista de explicar que ele tinha tudo a ver com o sonho. A época exigia muita reflexão para mudar o paradigma da nossa postura tradicional de educar. Pensávamos muito, nos reuníamos demais, fazíamos muito cursos em São Paulo.

No fim da nossa primeira década de vida tínhamos supervisão da Escola da Vila e o professor Lino de Macedo em sócio construtivismo. Aprender passou a ser tão ou mais importante quanto ensinar. E assim é até hoje!

Emanuel Kant

“Age exteriormente de tal modo que o exercício de teu livre arbítrio possa coexistir com a liberdade dos outros”.

POR QUE EMANUEL KANT?

Dezessete anos com o nome Martim Cererê – Cantinho do Cererê na pré-escola e EMAC desde 1989 no 1º Grau, pedimos à Delegacia de Ensino a mudança de denominação para Emanuel Kant para 1998.

A denominação que tornou a escola conhecida, foi uma homenagem ao autor local Cassiano Ricardo. Seu livro mais famoso, “Martim Cererê”, conforme fundamenta o autor, trata-se da modificação africana e européia do nome indígena “saci-pererê”. O nome, no início de funcionamento da escola, atendia plenamente a faixa etária dos primeiros anos da infância. Atualmente deixava de agradar os adolescentes da 7ª e 8ª série.

Já há alguns anos vínhamos buscando o nome de algum pensador brilhante que apresentasse em suas idéias alguma ligação com nossa fundamentação teórica. Foi durante seu curso de especialização em Psicopedagogia que a sócia fundadora da escola conheceu os fundamentos da obra de Emanuel Kant.

Nascido em 1724 em Koningsberg na Prússia, é considerado um dos pensadores mais rigorosos e íntegros da filosofia moderna.

Conseguiu encontrar uma saída para o impasse a que a filosofia tinha chegado através da “briga” entre racionalistas e empiristas, apresentado uma nova relação entre sujeito e objeto no processo de conhecimento. Para ele, objeto é necessariamente submetido ao sujeito. Acreditamos ter sido essa nova relação a precursora do construtivismo piagetiano, fundamentação teórica que embasa a orientação psicopedagógica da EMAC ou EMAK.

Gestão

Uma Família apaixonada pela Educação

Formada em Educação Fisica, pela UMC em 2001; Pós graduanda em a Moderna Educação: Metodologias, Tendências e Foco no Aluno. PUCRS (2021/2022). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estácio, em 2017. Pós graduada em Psicopedagogia pela Unisal, e Especialista em Psicologia do Acompanhamento Familiar e Escolar, pela Ipemig. Possui também formação em Coaching aplicado à Psicologia Positiva, pela SBC ( Sociedade Brasileira de Coaching). Trabalha na Área da educação desde 1999, e atua como coordenadora desde 2013

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Viviane Baeza

Diretora Pedagógica

Formada em Administração de Empresas e pós graduada em Psicopedagogia, trabalha na EMAK desde 1982, área administrativa e pedagógica.

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Paula S. Liesack

Diretora Administrativa e Professora

Com mais de 25 anos de experiência no mercado educacional, como empresária, professora e gestora em Instituições de ensino. Docente do Ensino Fundamental e de cursos de graduação, pós graduação em instituições como ETEP Faculdades, INESP e UNICSUL. Personal & Business Coach membro da Sociedade Brasileira de Coach, Mentora para Líderes de Micro e pequenas empresas . Graduada em Ciências da Computação, Licenciatura em Matemática, MBA em Gestão de Pessoas pela FGV.

ValeriaFurtado

Valéria Furtado

Consultora Educacional

Graduada em Educação física, Pos-graduada em Psicopedagogia e com especialização MBA- Gestão da Qualidade em Educação. Trabalhou a frente da Coordenação Pedagógica da Escola Emak por 13 anos, orientando professores, país e alunos. Participou como palestrante em eventos em formação de professores de equipes pedagógicas de escolas públicas e particulares na região do Vale do Paraíba, e também em curso para formação de professores em faculdades. Atualmente morando no exterior continua colaborando com nossa escola trazendo sua visão educacional do que há de interessante na educação internacional.

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Cássia Baeza

Coordenadora e Professora