Proposta pedagógica e Funcionamento

Atualmente, homens e mulheres cumprem sua jornada de trabalho e dividem o sustento da família. A questão que ultimamente vem perturbando muitos pais e educadores é:

Com quem ficam as crianças?”

Nesse sentido, a escola em período integral vem como alternativa, solução, que pode proporcionar diversos ganhos para a criança e para a família.
Dentro de um espaço estruturado e diversificado, contando com o apoio e acompanhamento de um educador, o período integral proporciona benefícios e a criança aproveita seu tempo lúdico para explorar a expressão da emoção, dos sentimentos, dos pensamentos, dos desejos e das necessidades.

No seu momento de estudo, a criança é orientada para que crie hábitos e atitudes de responsabilidade, autonomia, independência e reflexão frente ao trabalho escolar.

Durante as refeições, a criança aprende a criar bons hábitos alimentares, portar-se à mesa de maneira socialmente adequada e ter uma postura de curiosidade diante da diversidade de alimentos que lhe são apresentados.

Como no período integral os alunos têm a oportunidade de convivência em grupos heterogêneos, o incentivo ao respeito ao próximo é fundamental, desenvolvendo em cada criança a empatia às singularidades, autonomia, segurança, organização e responsabilidade.

A convivência é o saber viver com as qualidades e defeitos dos outros sem anular suas próprias características. A educação se torna eficiente quando o processo é permeado pela troca de convivência e o respeito pelo próximo.
A sociabilidade é a capacidade de uma pessoa administrar seu relacionamento com outras pessoas. É um dos aspectos da inteligência emocional, pois através do relacionamento e da empatia pelos sentimentos dos outros, conseguimos entender e controlar nossas próprias emoções.

Dessa forma, o período integral torna-se um espaço diferenciado onde podem ser trabalhados esses aspectos no processo de um desenvolvimento mais completo do indivíduo.

Organização e programação

A clientela do Período Integral é composta por crianças entre 2 a 10 anos, de ambos os sexos, que estão regularmente matriculados na escola EMAK.

Atividades desenvolvidas

Período integral – Educação Infantil e Ensino Fundamental (anos iniciais)

A proposta está pautada na filosofia do Sistema de Ensino Objetivo e nas concepções de educação e de criança que fundamentaram todos os nossos materiais. Por isso, as atividades preveem a participação ativa dos alunos.
O cronograma do ensino integral é constituído por espaços pedagógicos, ou seja, áreas divididas de acordo com as necessidades e especificidades de cada campo de aprendizagem.

Espaço das linguagens (Artes)

A linguagem é uma forma de comunicação, de expressão. Na criança, devemos preservá-la, assim como incentivar novas possibilidades e diferentes descobertas. As experiências e vivências são inúmeras – pintura, modelagem, fotografia, entre outras.

Espaço da musicalização (Música)

O corpo, os sons, os movimentos, os instrumentos musicais e outros objetos sonoros auxiliam a criança na exploração e conhecimento da linguagem musical. As atividades tornam possível a elaboração de saberes, a descoberta de sim e do outro. As conquistas são acompanhadas de ritmo, autonomia, liberdade e prazer.

Espaço dos movimentos (Educação Física)

As atividades que se desenvolvem em um espaço propício à movimentação dão a oportunidade de a criança experimentar e apreciar suas capacidades motoras e corporais.
Além disso, favorecem o raciocínio, a percepção, a criatividade e a interação com o outro e com o meio.
Jogos e brincadeiras – e muito movimento – traduzem as ações ligadas a este espaço.

Espaço do Inglês

A familiarização com outro idioma, apresentado em contextos diversificados, multidisciplinares, abrange a linguagem verbal, a escuta, a parte motora e a tecnologia, entre outros caminhos. Por esses motivos, neste espaço o inglês é visto de maneira rica e dinâmica, em grupos e individualmente, em um “good space”.

Espaço da tecnologia (Informática)

O espaço visa favorecer a apropriação da tecnologia para incentivar a criatividade, o trabalho em rupo, a capacidade de solucionar problemas e encontrar caminhos possíveis. São utilizados materiais diversificados e propostas interdisciplinares, com o apoio de equipamento como computador e tablet. É a tecnologia no espaço das crianças e entre elas.

Espaço Multidisciplinar – abrange outros espaços:

Espaço dos sabores

Específico para preparar receitas e estimular a degustação de frutas, verduras e legumes com finalidade de estimular hábitos alimentar saudável. Além de despertar no aluno o interesse pelo preparo de receitas mais saudáveis, este espaço tem o intuito de ampliar a responsabilidade e o sentido do trabalho em grupo.

Espaço das construções

Jogos de construções, confecção de brinquedos e objetos, brincadeiras com blocos de encaixe e com areia para compor e formar desenhos.

As propostas, diversificadas, dão lugar à criatividade e à liberdade de modo a permitir quea criança descubra regras e técnicas. Além de exercitar a autonomia da criança o processo de construir e criar desenvolve o raciocínio lógico, a imaginação; trabalha a socialização e as habilidades individuais.

Espaço interativo

Os jogos simbólicos, dispostos intencionalmente, subsidiam o desenvolvimento da criança ao permitirem a manifestação do imaginário. E é por meio da imaginação que o aluno desenvolve o faz de conta e participa de brincadeiras – com objetos reais de nosso cotidiano – neste espaço interativo. É o poder de manipulação do mundo real, transformando em dramatizações carregadas de energia, expressividade e inventividade, visíveis nos cenários de escritório, da cozinha, do camarim e em todo conto que pudermos pensar e realizar.

Espaço literário

Neste espaço, as crianças podem escolher histórias, contar e ler narrativas, além de utilizar outros recursos artísticos lúdicos em uma interação prazerosa e afetiva. A relação entre narrador, texto e ouvinte faz com que os enredos sejam mágicos e fontes de reflexão para o mundo infantil. O faz de conta, a poesia, a lenda, a parlenda – em meio a personagens, ficção e realidade -, estão presentes na fala e na escuta da criança.

Espaço das atividades individuais

A lição de casa, muito mais do que auxiliar o processo de aprendizagem, é um recurso essencial para promover a autonomia, desenvolver o pensamento crítico e o senso de responsabilidade. Esse é o propósito do Espaço das atividades individuais. A proposta é diferente para cada faixa etária:

  • Educação Infantil e 1º ano – as crianças desenvolvem as atividades de lição de casa;
  • do 2º ao 5º ano – os alunos realizam as lições de casa e estudam diariamente para provas, olimpíadas científicas e outras avaliações.

Espaço da estimulação

Trata-se de um espaço ideal para oferecer atividades que desenvolvam as habilidades motoras espaciais: circuitos com pneus, cones e bambolês; brincadeiras de correr e saltar. O estímulo, sempre de acordo com a faixa etária, tem uma grande influência no desenvolvimento da criança em relação a si mesma e ao espaço em que está inserida.
O corpo e o movimento ocupam um lugar importante na vida dos pequenos, pois é se movimentando que eles têm acesso ao mundo dos objetos e ao mundo que os cerca.

Espaço dos brinquedos e das brincadeiras

Neste espaço, os pequenos encontram jogos que estimulam o movimento corporal, o raciocínio lógico, a socialização – enfim, a participação ativa da criança. Para o mundo infantil, a brincadeira em si é muito importante. Por isso, o brincar deve ser valorizado. As possibilidades são inúmeras; cabe ao adulto lembrar que cada momento é rico em
conhecimento e descoberta, de modo a fazer com que a criança se descubra com sujeito ativo e criativo no jogo de faz de conta.

Espaço do imaginário

Imaginar é descobrir a possibilidade de levantar hipóteses, criar, recriar, situações e personagens. É perceber que as histórias podem ganhar outros rumos, outros fins, de acordo com a imaginação de cada um. Dar espaço e condições para a criança se expressar – com recursos como fantasias, acessórios, brinquedos, bambolês, sucatas, entre tantos – é auxiliar e oportunizar o desenvolvimento do pensamento, da imaginação; é intermediar o contato entre o mundo real e o fictício percebendo as diferenças e resinificando a vivência de uma criança.

SOS PAIS

A orientação pedagógica e a coordenação da escola Emak reservaram um horário especial para atender qualquer dúvida das famílias .
O SOS Pais é aberto a todos os responsáveis que queiram conversar.
Alguns encontros são temáticos e direcionados para as características das diferentes faixas etárias atendidas pela escola.
Educação Infantil e Fundamental 1 – quartas-feiras, das 14h às 15h.
Fundamental 2 – quintas-feiras, das 10h às 11h.

Recommended Posts