MISSÃO

Ser referencial na área de serviços educacionais, através da busca contínua de qualidade, formando cidadãos para os novos tempos.

PROPOSTA PEDAGÓGICA

O ensino fundamental 6º ao 9º ano é uma nova etapa na vida escolar dos alunos. Há maior número de matérias e um professor para cada uma delas. Como é a última etapa anterior ao ensino médio é preciso formá-los tanto academicamente quanto sócio/emocionalmente. Estamos focados para formar nossos alunos para esta autonomia
moral e intelectual.
A Emak tem como fundamento ético-político formar cidadãos aptos a viver plenamente sua cidadania como líderes e gerentes de informações, e não mero acumuladores de dados, através do desenvolvimento dos seguintes valores:

    • Competência pessoal
    • Argumentação sólida
    • Cidadadania, Solidariedade e Responsabilidade
    • Respeito a Si

     

    MATRIZ CURRICULAR

     

    FUNCIONAMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL 2:

    HORÁRIOS DE ENTRADA, SAÍDA E ABERTURA DO PORTÃO

    Entrada: 07h00 (Portões abertos as 06h50)

    Saída: 12h20

    Atrasos

    O portão é aberto às 6h50. É dever do aluno ser pontual, assim, a cada atraso os pais serão comunicados pelo relatório de Ocorrências. No caso do aluno ser de 6º ao 9º, após 15 minutos de atraso só será permitida a entrada na 2a aula. Com a pandemia, os horários serão específicos para cada grupo.
    As saídas antecipadas previsíveis, quando necessárias, devem ser comunicadas previamente pelo responsável, pela agenda do aluno ou através do Aplicativo Education One ou WhatsApp da Escola

    Caso a saída seja com adulto responsável que não esteja autorizado na ficha de saúde, deverá ser enviado na autorização nome e foto do RG para ciência da coordenação.
    Os alunos que são autorizados a saírem sozinhos deverão portar sempre a carteirinha de autorização.

    UNIFORME (informado e adquirido na secretaria)

    É obrigatório para todos os alunos a partir da terceira semana de aula.
    Sua falta será registrada como ocorrência e três faltas consecutivas irá gerar uma indisciplina de transgressão das normas.

    TRANSPORTE ESCOLAR

    A Emak não dispõe desta modalidade de serviço.

    MATERIAL ESCOLAR

    Todo material escolar deverá ter o nome e a série do aluno. Isto evitará perdas. A Emak não se responsabiliza pela perda de qualquer material nas suas dependências. As listas de material constam no website da escola.
    Sua falta será registrada em uma ocorrência.

    MATERIAL OBJETIVO

    Inclui apostilas bimestrais de: português, matemática, história, geografia, ciências, inglês, espanhol e livros paradidáticos.
    Apostilas semestrais de arte e revisão.
    Direito de acesso ao portal objetivo.

    DESISTÊNCIA

    Ver Contrato de Prestação de Serviços.

    TAREFAS DECASA

    A tarefa de casa é um meio pedagógico para:- Treinar; – Concluir atividades de sala; – Pesquisar sobre temas desenvolvidos em classe; – Avaliar conhecimentos e habilidades.

    A tarefa faz parte da avaliação da responsabilidade e participação do aluno. Sua falta é registrada no Relatório de Ocorrências.
    A falta da realização das tarefas de casa necessariamente impactará nas notas bimestrais, pois todas as disciplinas consideram essas atividades para a composição da nota. Desta forma, sua falta é registrada no Relatório de
    Ocorrências.

    Para evitar problemas na média do aluno, três ocorrências de falta de tarefa de uma mesma disciplina acarretará em uma Indisciplina de Transgressão das Normas de Funcionamento. Lembramos que 3 (três) Indisciplinas geram um dia de suspensão.

    SISTEMA DE AVALIAÇÃO

    O trabalho escolar deve ser avaliado continuamente. Além de ser usado para averiguar o aproveitamento dos alunos, o processo de avaliação permite que se façam, quando necessário, correções de rumos visando o aperfeiçoamento do serviço prestado pela Escola.

    Avaliação de 6º ao 9º ano:
    O aproveitamento bimestral do aluno será igual à média aritmética das avaliações efetuadas no bimestre (somatória das notas mensais e outras notas de trabalhos e exercícios mais a nota da prova bimestral).
    Caso o aluno, por motivo justificado, venha a perder uma ou mais provas bimestrais, o mesmo fará 2ª Chamada e, na ausência de atestado médico, haverá o preenchimento de requerimento e pagamento de taxa na secretaria.

    Cálculo do resultado final
    O ano letivo está dividido em 4 bimestres.
    Os bimestres apresentam a seguinte ponderação para efeito de cálculo do resultado final:

    1º bimestre 2º bimestre 3º bimestre 4º bimestre
    Peso 1 Peso 2 Peso 3 Peso 4

    A média para aprovação é 5.0 (cinco).

    Prova de Revisão de Conhecimento
    O aluno de Ensino Fundamental que não conseguir demonstrar melhoria no aproveitamento traduzido em
    média anual 5.0(cinco) ficará para Revisão de Férias pelo Conselho de Professores, e receberá orientação de estudos
    para as disciplinas determinadas pelo conselho, sem limitação de número de disciplinas, sendo submetido a uma
    nova avaliação denominada nas formas do Regimento Escolar da EMAK, de Revisão de Conhecimento.
    A prova acontecerá até dez dias antes do início das aulas do ano letivo seguinte. Na Revisão de Conhecimento,
    o aluno deverá alcançar a média mínima de 6.0 (seis inteiros) por disciplina.
    O aluno que não lograr obter aproveitamento correspondente a 6.0 (seis inteiros) em mais de duas disciplinas
    será considerado retido na série.
    Não atingindo o mínimo necessário em até duas disciplinas poderá requerer o regime de Progressão Parcial e
    matricular-se na série seguinte.

    Progressão Parcial
    A Progressão Parcial será um acompanhamento especial para que o aluno consiga aprender o conteúdo da série anterior na qual não demonstrou aproveitamento satisfatório, para tanto receberá a orientação semanal assim
    como provas a cada unidade vencida.
    A Progressão Parcial terá duração enquanto necessária, sem tempo pré-determinado, dentro do ano letivo consecutivo.

    Deliberação CEE 11/96
    Dispõe sobre pedidos de reconsideração e recursos referentes aos resultados finais de avaliação.
    Em caso de retenção, cabe ao aluno o direito de solicitar reconsideração dos resultados finais, num prazo de
    05 dias a partir da publicação dos mesmos. A Deliberação CEE 11/96 encontra-se, na íntegra, na Secretaria da Escola,
    à disposição dos interessados.

    COMUNICAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA

    De acordo com LEI 12.013, de 06/08/2009 os estabelecimentos de ensino devem informar pai e mãe, conviventes ou não com seus filhos, e, se for o caso, outros responsáveis legais, sobre frequência rendimento do aluno.
    Qualquer exceção jurídica deve ser apresentada em sua íntegra para que a Emak não incorra em erros.RECOMENDAÇÃO IMPORTANTE
    É obrigatório que o Responsável pela Guarda, não sendo pai e mãe em guarda compartilhada, notifique a escola
    por escrito sobre alterações legais que impeçam ou limitem a visitação ou retirada do aluno.

    Abaixo listamos os canais possíveis de comunicação família-escola:

    Education One Via APP, direto em seu smartphone, onde encontram-se todas as informações listadas
    acima, sobre o dia a dia do aluno, além da comunicação direta com o professor, secretaria, coordenação ou direção.
    Reuniões
    Bimestrais
    Elas se destinam à explanação do método de trabalho desenvolvido em sala de aula e
    outras informações de interesse coletivo como disciplina, excursões, comemorações, etc.
    Nestas reuniões os pais recebem o Relatório de Aproveitamento ou Relatório de Ocorrências do aluno. O comparecimento dos responsáveis é obrigatório para o desenvolvimento pedagógico do aluno.
    Sempre que os pais tiverem dúvidas particulares que possam vir a surgir antes ou após as reuniões bimestrais poderão solicitar reunião agendada com a Orientadora Educacional.
    Reuniões Individuais De acordo com a filosofia da escola, DIREÇÃO, COORDENAÇÃO E CORPO DOCENTE apreciam e valorizam as reuniões individuais solicitadas pelos responsáveis. Porém, estas deverão SEMPRE ser agendadas, com a devida antecedência, por telefone (na secretaria).
    Informativos Os informativos são enviados pelo Education One e solicitamos sua visualização no aplicativo.
    Relatórios de Ocorrências Registramos desde faltas e atrasos até falta de tarefas e participação na aula.
    Inspirado em outras experiências que visam desenvolver a qualidade nos processos escolares, é utilizado na Emak desde 1995 e tem se mostrado um aliado de todos os envolvidos no processo:
    Aluno – instrumento para auto avaliação de sua performance;
    Pais – Conhecimento do desenvolvimento do(a) filho(a) em seu papel de estudante em sua vida acadêmica;
    Professor – Levantamento de hipóteses possíveis para auxiliar o aluno;
    Escola –Transparência e comunicação com a família.
    SOS Pais Horário reservado pela coordenação e orientação pedagógica para atender aos pais e sanar dúvidas gerais. O SOS Pais do Fundamental 2 acontece todas as quintas-feiras, no formato online, das 10h às 11h.
    Redes sociais A EMAK disponibiliza em suas páginas Facebook (EMAK – Escola Emanuel Kant), Instagram (@escola_emak) e Yotube (Escola Emak – Emanuel Kant), informações e, após cada um dos eventos, fotos e reportagens retratando os mesmos. O Terminal EMAK, app e site também disponibilizam informações como lista de material, Calendário Anual e contatos: www.emak.com.br

    PANDEMIA, ACIDENTES, MAL SÚBITO, DOENÇAS E TRATAMENTOS PROLONGADOS

    Com relação às questões decorrentes da saúde do aluno, devem ser adotadas as seguintes
    condutas:

    Pandemia COVID19
    Em 2020 fomos surpreendidos pela pandemia do Corona Vírus que acabou impactando, como não
    poderia deixar de ser, o ambiente escolar.
    Uma série de protocolos foram criados pelos órgãos públicos que passaram a ditar as novas regras de
    conduta em sala de aula. Estes protocolos tem força de lei e permanecem até a sua revogação.
    Atualmente, com relação às questões decorrentes da saúde do aluno, devem ser adotadas as seguintes
    praticas:
    – Preencher a autorização para aulas presenciais (híbridas) ou apenas remotas.
    – Preencher a Triagem Diária de Saúde, via formulário google, diariamente antes do ingresso do aluno nas aulas.

    – A escola deve fiscalizar e divulgar o protocolo de pandemia enquanto esta estiver vigente:
    • Usar máscara (trocando a cada 2 horas);
    • Higienizar as mãos com sabão ou álcool em gel;
    • Manter distanciamento social conforme legislação escolar.
    Obs.: O protocolo completo está divulgado nas mídias sociais e em meios de comunicação escola-família.

    Doenças infecto-contagiosas: os alunos portadores de doenças infecto-contagiosas ficam impedidos de frequentar a escola, tendo sua frequência restabelecida normalmente logo que apresentem declaração médica comprovando a ausência de perigo de contágio;

    Tratamentos prolongados que impeçam a frequência do estudante: a EMAK deverá ser informada
    quando ocorrer situações como estas e, mediante solicitação do Responsável pela Guarda, adotar medidas
    compensatórias da ausência, desde que verificadas as condições do Decreto-Lei 1.044/1969.

    Acidente ou mal súbito ocorrido no horário de aula e nas dependências da EMAK: a escola acionará a família, dando conhecimento aos responsáveis com a máxima brevidade.
    Obs.: Em casos urgentes, não localizando a família a escola chamará o pronto atendimento conveniado para atendimentos de primeiro socorros.

    COMPETÊNCIA ADMINISTRATIVA / PEDAGÓGICA

    Os responsáveis pela g uarda e/ou responsável financeiro devem ter sempre clareza de que são colaboradores da tarefa educativa, não competindo interferir nas decisões sobre a organização, administração e nem nas técnicas e didáticas docentes.

    DISCIPLINA

    O Código de Conduta na Escola é objeto de conhecimento com o qual procuramos desenvolver no aluno o conceito de regras como necessário à convivência e a consecução das atividades escolares.
    Nos 39 anos de existências da escola, coletamos os direitos, deveres, proibições e sanções, necessários ao bom funcionamento do cotidiano escolar. A partir do Infantil I iniciamos o desenvolvimento da idéia de que a cada direito corresponde um dever e que a liberdade individual depende de limites claros para todos. A partir do 6º ano, todos os anos eles reafirmam Os “Direitos e Deveres do aluno EMAK”, através do voto em assembleia. Eventualmente, um item pode ser renegociado, desde que não comprometa a ordem escolar ou o Regimento Escolar homologado na D.E.

    O Código de Conduta e os Direitos e Deveres do aluno EMAK constam no Terminal Web e App Emak.

    ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA

        • Direção administrativa: Paula Cristina Garcia dos Santos Liesack

        • Direção e orientação pedagógica: Viviane Bitelli Baeza

        • Coordenação: Cássia Bitelli Baeza

        • Auxiliar de coordenação: Yara Marina Belasalma Santana

        • Secretaria Pedagógica: Paula Cristiane Santos Ladislau

      Lembramos que estas Normas de Funcionamento são parte integrante do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.

      Recommended Posts