O que esperar na transição de ciclo no Ensino Fundamental?

A mudança de ciclo que ocorre na passagem dos alunos do 5º para o 6º ano do Ensino Fundamental pode trazer muitas angústias e ansiedade, tanto para crianças quanto para os pais.

Surgem muitas dúvidas, questionamentos e dificuldades perante as novidades. São muitos professores, conteúdos mais complexos, mais atividades e tarefas; o que demanda uma maior organização e disciplina por parte dos alunos.

Nesse momento também, alguns estão vindo de outras escolas, o que torna ainda mais difícil a adaptação.
Na Emak utilizamos alguns recursos para auxiliar os alunos nesse momento tão esperado, mas ao mesmo tempo tão temido.

MUDANÇAS ESPERADAS:

A entrada no 6º ano pode causar uma certa angústia nas crianças.
No 5º ano elas estão acostumadas a lidar com poucos professores, que geralmente são maternais, e passam a conviver com professores especialistas de cada disciplina, com diferentes didáticas e personalidades, e que planejam suas atividades para as aulas de 50 minutos.
Algumas crianças mudam de escola nesse momento, o que aumenta a necessidade de uma adaptação acolhedora.

 Importante lembrar que nessa transição também acontece a entrada na puberdade, o que envolve mudanças biopsicossociais importantes, que podem aumentar a necessidade de organização e suporte para os alunos. São muitas as mudanças e é preciso atenção da escola e das famílias:

Professores especialistas por área

Maior complexidade dos conteúdos

Mudança no turno ou de escola

Aumento de atividades e tarefas

Entrada na puberdade

Pode acontecer nesse processo, principalmente no início do ano, uma pequena queda no rendimento, além de um aumento no número de ocorrências diárias, uma vez que serão maiores as demandas encontradas.

É preciso que os pais estejam cientes e compreendam o momento como uma fase importante de adaptação, e auxiliem os filhos em casa ajudando-os na organização do material, do espaço para estudos e do uso da agenda.

A escola convida os pais para um encontro no início de cada ano para esclarecer as mudanças que seus filhos irão enfrentar e para orientar como auxiliar da melhor forma.

ACOLHIMENTO AOS ALUNOS

Na entrada para o 6º ano, com a mudança de turno ou de escola, muitos alunos se veem ansiosos em relação às novas amizades e a nova turma.
Por estarem na puberdade, nessa fase é muito importante a impressão que eles querem aos novos colegas.
Nesse momento ações de integração entre os alunos e o apoio da orientação pedagógica são essenciais para que todos se sintam acolhidos.

A escola conta com um orientador pedagógico que orienta pais e alunos nesse processo de mudança, e a coordenação se dedica a receber os novos alunos, de forma a criar vínculos e um relacionamento baseado no respeito, diálogo e na confiança.

A orientação pedagógica também dirige as assembleias de classe, momento semanal em que os alunos podem dialogar, esclarecer suas dúvidas e
explicitar suas dificuldades. Os professores também buscam ter uma escuta e posicionamento mais  empático, pois entendem que esses alunos virão habituados a poucos professores, a mais tempo para brincadeiras e menor quantidade de tarefas, por exemplo.

TRABALHANDO A AUTONOMIA:

O ensino fundamental é uma nova etapa na vida escolar dos alunos, e sendo ela a última etapa anterior ao ensino médio é preciso formá-los tanto academicamente quanto socio emocionalmente, para que possam seguir de forma autônoma.
A entrada dos alunos no 6º ano trará como desafio o desenvolvimento de habilidades como concentração, autogestão, resiliência e disciplina.
Estamos focados nesse momento para desenvolver em nossos alunos a autonomia moral e intelectual, desenvolvendo habilidades socioemocionais e valores que fazem parte da nossa proposta pedagógica, que são: competência pessoal,
argumentação sólida, cidadania, responsabilidade, solidariedade e respeito a si.

“As práticas desenvolvidas no dia a dia da escola contribuem para odesenvolvimento dessa autonomia moral e algumas delas são trabalhadas através das disciplinas diferenciadas.”

ÉTICA, ASSEMBLEIAS E EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Nas aulas semanais de Ética e Assembleia, os  alunos são levados a refletir sobre a importânica do convivência, debater as injustiças, conhecer outros pontos de vista, respeitar e promover diversidade, e acima de tudo ter Tolerância e Respeito pelas diferenças. Estudam a Constituição, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, entendendo a importância de cumprir seus deveres e exigir seus direitos de forma correta.
Essas aulas fazem parte da matriz curricular das turmas do Fundamental 2.

As aulas de Ética e Assembleia trabalham também assuntos como autoestima e autoconceito, empatia e respeito às características individuais, e competências socioemocionais, temas fundamentais para as crianças e adolescentes. Na Emak todas as turmas, do Infantil 1 ao 9° ano, combinam regras de convivência, e a partir do 4 ° ano elas se transformam em direitos e deveres. 

As aulas de Empreendedorismo e Eeducação Financeira ajudam as crianças a desenvolverem o ‘saber empreendedor’, formando condições para que possam desenvolver sua capacidade de identificar e aprender sobre seu sonho e elaborar estratégias para a sua realização, identificando e criando oportunidades para sua vida e para seu sucesso.

 

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