A teoria de Piaget é uma grande defesa do ideal democrático. Em sua teoria, democracia é condição necessária ao desenvolvimento pleno da personalidade.

Nesse sentido democracia define-se pela participação na construção das regras que regem o grupo social do individuo e por autonomia moral o respeito a essas regras como um princípio fundamental da vida em sociedade.

O ser social de mais alto nível é justamente aquele que consegue se relacionar com seus semelhantes sendo capaz de exercer a reciprocidade de pensamento pois é essa capacidade mental que pode nos permitir entender o ponto de vista do outro. É a necessidade de demonstrar o seu ponto de vista e o confronto com outras idéias que forma a consciência dos porquês de outras possibilidades e de idéias diferentes.

É proporcionando um ambiente que conduza a estes confrontos e suas resoluções acordadas que a escola pode dar sua efetiva contribuição na construção dessa personalidade democrática. A necessidade de respeitar equilibra-se com a necessidade de ser respeitado e isso acontece na medida em que a escola propicia experiências como:

• cooperação ( operar mentalmente junto com o grupo social) e não coação ( receber uma ordem autoritária). Esta é uma condição que inviabiliza a transgressão e/ou rebeldia.
• participação do aluno na elaboração das regras, para que o aluno perceba o significado destas;
• elaboração das decisões em grupo, para que este exerça controle sobre o cumprimento dos compromissos assumidos;
• respeito pelas regras como resultado de um acordo explícito, comprometendo definitivamente o indivíduo;

A construção da Moral ou da Compreensão e internalização de leis e regras também se faz em avanços e retrocessos, tentativas e erros, como qualquer aprendizagem.

Mesmo compreendendo esse processo, as leis só serão realmente entendidas como norma a não ser transgredida, quando há um limite claro e definitivo quanto a sua transgressão.

Esse processo fica mais fácil de ser aplicado na escola porque o relacionamento entre as crianças,acompanhado por adultos preparados, facilita a co-operação mental das situações que envolvem o grupo de hierarquia igual. Mas o sistema de assembléias e deliberações grupais também pode ser aplicado nas relações familiares com sucesso.

Maria Helena Bitelli Baeza Sezaretto
Psicóloga / Pedagoga
Psicopedagoga
Especialista em Gestão de Qualidade
Pós graduanda em A Moderna Educação (2021/22)

Texto publicado no antigo Blog da Maria Helena: Processos Educativos na Escola e na Família

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