EMAK Escola Emanuel Kant

Porque Emanuel Kant?

Dezessete anos com o nome Martim Cererê - Cantinho do Cererê na pré-escola e EMAC desde 1989 no 1º Grau, pedimos à Delegacia de Ensino a mudança de denominação para Emanuel Kant para 1998.

A denominação que tornou a escola conhecida, foi uma homenagem ao autor local Cassiano Ricardo. Seu livro mais famoso, "Martim Cererê", conforme fundamenta o autor, trata-se da modificação africana e européia do nome indígena "saci-pererê". O nome, no início de funcionamento da escola, atendia plenamente a faixa etária dos primeiros anos da infância. Atualmente deixava de agradar os adolescentes da 7ª e 8ª série.

Já há alguns anos vínhamos buscando o nome de algum pensador brilhante que apresentasse em suas idéias alguma ligação com nossa fundamentação teórica. Foi durante seu curso de especialização em Psicopedagogia que a sócia fundadora da escola conheceu os fundamentos da obra de Emanuel Kant.

EMANUEL KANT: "Age exteriormente de tal modo que o exercício de teu livre arbítrio possa coexistir com a liberdade dos outros"

Nascido em 1724 em Koningsberg na Prússia, é considerado um dos pensadores mais rigorosos e íntegros da filosofia moderna.

Conseguiu encontrar uma saída para o impasse a que a filosofia tinha chegado através da "briga" entre racionalistas e empiristas, apresentado uma nova relação entre sujeito e objeto no processo de conhecimento. Para ele, objeto é necessariamente submetido ao sujeito. Acreditamos ter sido essa nova relação a precursora do construtivismo piagetiano, fundamentação teórica que embasa a orientação psicopedagógica da EMAC ou EMAK.


Mais sobre a EMAK

Staff image
Sistema Objetivo
O que diferencia o material didático do Objetivo dos outros sistemas de ensino apostilados é a constante atualização do conteúdo.
Saiba Mais
Staff image
Mente Inovadora
Destinada ao desenvolvimento da consciência e raciocínio infanto-juvenil e fortalecimento do aluno no relacionamento em grupo.
Saiba Mais
Staff image
Escola Solidária
Projeto que identifica, reconhece e fortalece as escolas brasileiras como núcleos de cidadania em suas próprias comunidades.
Saiba Mais
Staff image
Matriculas 2017
Já estão abertas as Matrículas para o ano letivo de 2017. Confira os documentos necessário e outras informações.
Saiba Mais